29/12/09

em trânsito: arte postal no museu das comunicações









O Museu das Comunicações apresenta, até 15 de Janeiro, um exposição singular sobre Arte Postal, uma tendência artística popularizada, nos anos sessenta, pelo dadaista Ray Johnson e pela sua "New York Correspondance School of Art".
A exposição "Em Trânsito" reúne obras de Mário Casariny, Ana Hartley, José de Guimarães e outros artistas portugueses, que trocavam entre si (e com colegas estrangeiros) manifestações criativas nos mais diversos suportes, do papel ao plástico - uma fonte de inspiração imperdível para todos os que fazem da net a nova rede de comunicação artística.
Ver um "Breve História da Arte Postal", por Carlos Barroco, comissário da "Em Trânsito" (aqui).

28/12/09

Lisboa cidade triste e alegre


 Victor Palla e Costa Martins, "Lisboa cidade triste e alegre", Edição Pierre von Leist Editions, 90€

Um verso de Álvaro de Campos, 'Cidade triste e alegre, outra vez sonho aqui..", inspirou o título de um dos mais importantes livros de fotografia sobre Lisboa - "Lisboa, cidade triste e alegre", dos fotógrafos Victor Palla e Costa Martins, finalmente reeditado, meio século após a sua primeira edição. Gerry Badger coloca-a na lista das mais importantes de sempre da história da fotografia. As cópias de "Lisboa, cidade triste e alegre" são tão raras que uma delas foi vendida, há dois anos, num leilão da Christie´s, em Londres, por 14 mil euros. O blog 5b4 coloca esta reedição no topo da lista do Best Books of 2009. Esta nova edição, da Pierre von Kleist Editions, respeita totalmente o formato original, integrando ainda um suplemento com uma nova introdução por Gerry Badger.

endófitos - a melhor fotografia científica espanhola




Esta a fotografia que obteve o primeiro prémio na FotoCiencia 2009, um concurso de fotografia científica em Espanha, já na 7ª edição. Mostra 114 espécies de endófitos - fungos não patogénicos que colonizam os tecidos das plantas  - extraídos de uma gramínea comum em Espanha, a Dactylis glomerata.

Autores: Dª. Maria Salud Sánchez Márquez e D. Iñigo Zabalgogeazcoa.
Equipamento: Nikon Coolpix 4500, objetivo Zoom Nikkor 7.85-32mm, lente 1:2.6-5.1

Ver todas as fotografias premiadas (aqui).

27/12/09

é para amanhã?




O relatório da Global Sovereign Credit Risk Report, publicado há três dias, vem apresentar novos dados sobre a nossa posição numa lista de 63 países. Portugal surge no 41º lugar, uma posição pouco convergente com o cenário de catástrofe anunciada que se vem instalando no pessimismo nacional - Pacheco Pereira, por exemplo, não se tem cansado de a apregoar, e já para amanhã, como foi o caso na última “quadratura do círculo”, em debate a dois com António Costa.
Afinal, ficámos a saber que, entre os 40 países com maior probabilidade de falência do que Portugal, contam-se, só no contexto europeu, a Letónia, a Lituânia, a Roménia, a Grécia, a Hungria, a Bulgária, a Irlanda, a Estónia, a Polónia, a Espanha e a Itália.
Segundo o mesmo relatório, entre os seis países mais seguros, isto é, com menor risco de falência, cinco pertencem à zona euro: a Alemanha, a Finlândia, a França, a Holanda e a Dinamarca.

Não será, portanto, para amanhã!

25/12/09

os melhores de 2009

Agora que estamos na altura das listas dos melhores do ano, comecemos pelas sugestões do New Yorker.

23/12/09

cartão de natal


Da Picasso Pictures.

viagem às estrelas



O American Museum of Natural History (AMNH) deixou-nos esta preciosa prenda de natal: uma viagem de 6 minutos no tempo e no espaço, dos Himalaias aos quasars, os mais distantes objectos visíveis no Universo.  O filme faz parte de uma exposição  - Visions of the Cosmos: From the Milky Ocean to an Evolving Universe - presente até Maio de 2010 no Rubin Museum of Art, em Nova York.
O AMNH e o Hayden Planetarium tem estado envolvidos, desde 1998, num projecto de mapeamento tri-dimensional do Universo. Uma cópia deste Atlas Digital do Universo está disponível para download (aqui).

21/12/09

(des)união de facto




Dois anos separam estas fotografias. E, no entanto, a segunda terá vindo para ficar, e com ela um futuro tão inquietante quanto o semblante dos seus protagonistas.

17/12/09

o quasemoto


Kozak Collection, Earthquake Engineering Research Center

Hoje os portugueses substituíram o tradicional "bom-dia" pelo "sentiste-o?", e o mundo dividiu-se entre os que sim privilegiados com uma história para contar e os que não. É por isso que a manhã esteve tão animada. Não era para menos: sabemos bem que o de 1755 foi o primeiro acontecimento mediático à escala global, o tema mais excitante da Europa de então. 
É verdade que também o senti: atravessou-me como uma onda, sem resistência, fulgurante, como se deus e o diabo tivessem passado por aqui. Ignoro o porquê deste amar o medo. Pois se tudo tem uma função - e a do medo é exactamente a de nos preservar – como entender o magnetismo do perigo? Terá a biologia do medo uma resposta ou será de a procurar mais para os lados da psicanálise?

16/12/09

noite de amor

O galo cantou mais cedo. Deve estar a gabar-se da noite de amor. Quem me dera falar galês.

tá-se bem

Aconselho vivamente o autocarro para o trabalho. É o rever das mesmas caras, pontualmente, até se tornarem amizades silenciosas, cúmplices da manhã. Hoje era uma bolha a flutuar no nevoeiro, e nós lá dentro a adivinhar o Tejo invisível, num conforto sonolento, quase a esquecer-me de mim e ... por encanto, ditada pela batuta de um maestro ausente, uma polifonia: "na ponte, sim, na ponte", "se deixares de ouvir é que estou a ficar sem rede", "tá-se bem", "ouves, ouves?", gritava-me ao ouvido. Olhámo-nos, olhos nos olhos, mas os dele olhavam para longe, todos olhavam para longe, como velhos loucos a gritar nos montes.

15/12/09

you don't know me

Há muito tempo que o queria ver caetaneando qualquer coisa do Transa, esse álbum maior da música brasileira. Hoje consegui, finalmente, You don't know me, com Karina Zeviani. Ver (aqui).